2.239 detentos tiveram direito à saída durante o final do ano, sendo a taxa de não retorno de 2,77%. Esses casos são agora tratados como evasões63 presos não retornam ao sistema prisional após saída temporária em SC
A informação é da Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa (SAP) de Santa Catarina, de detentos que retornaram ao sistema prisional após a saída temporária de final de ano.
A SAP forneceu dados relevantes, destacando a quantidade de presos liberados e a taxa de evasão.
De acordo com a resposta obtida, no período entre 19 e 29 de dezembro de 2023, o Poder Judiciário autorizou a saída temporária de 2.239 detentos catarinenses. Destes, 63 detentos, correspondendo a 2,77%, não cumpriram o prazo estipulado para o retorno às suas unidades prisionais. Esses casos são agora considerados fotagidos do sistema prisional.
Comparando com o ano de 2022, os dados revelam uma redução na taxa de evasão. No ano anterior, 3,37% dos internos não retornaram às unidades prisionais durante o mesmo período de saídas temporárias. Apesar das saídas ocorreram entre os dias 19 e 29 de dezembro, os registros desses retornos no sistema prisional necessitam de sete dias para serem completados.