Por fim, uma notícia confirmada para os apaixonados por viajar para a Europa: o ETIAS (Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem) entrará em vigor em maio de 2025. Após vários adiamentos, a União Europeia decidiu que chegou a hora de implementar esse novo sistema de autorização eletrônica para visitantes de países isentos de visto.
O que muda com o ETIAS?
A partir de maio de 2025, brasileiros e cidadãos de outros 62 países que atualmente não precisam de visto para entrar no Espaço Schengen devem solicitar o ETIAS antes de viajar para a Europa. Essa autorização, válida por três anos ou até o passaporte expirar, será usada para múltiplas entradas no continente.
Por que o ETIAS?
O principal objetivo do ETIAS é fortalecer a segurança nas fronteiras externas da Área Schengen, permitindo a pré-verificação de viajantes antes de sua chegada. Além disso, o sistema ajudará a gerenciar fluxos migratórios.
Como solicitar o ETIAS?
O pedido do ETIAS será feito de forma simples e rápida, por meio de um formulário online. É importante ter as informações do seu passaporte em mãos e estar preparado para responder a algumas perguntas básicas. A taxa de emissão será de € 7 (valor sujeito a alterações), com isenções para menores de 18 anos, maiores de 70 anos e parentes de primeiro grau de cidadãos europeus.