logo preta
Pesquisar
Close this search box.

Alunos concluem Workshop de Desenho de Nanquim Sobre Pedra

As aulas ocorreram entre os dias 24 e 25, no museu municipal, de forma gratuita

Ao todo, 23 alunos concluíram o workshop de Desenho de Nanquim Sobre Pedra, que ocorreu nessa segunda e terça-feira. As aulas aconteceram no Museu Municipal Venícios Búrigo e foram ministradas pelo italiano Franco Gentilli, que ensinou a técnica de forma gratuita, com o objetivo de passar o conhecimento a mais pessoas.

Simone Lauriano Fagundes foi uma das alunas que participou e já trabalha com arte há 27 anos, principalmente na área da pintura, seja em tela, a óleo, acrílica e em tecido, além de restauração de pequenos móveis. “Eu gostei muito do curso, foi esclarecedor; ele passou a técnica com maestria, bem relaxante de fazer e me acrescentou muito. Além disso, ele passou conhecimento sobre a época da Renascença, foi bem interessante”, comenta.

“Foi uma experiência muito válida, com troca cultural, aprendemos uma técnica de arte que é milenar e que foi trazida por Franco. A técnica foi repassada e depende do empenho de cada um em aprimorá-la”, observa Everton Fragnani que também participou do workshop.

O workshop foi promovido pelo departamento de Cultura e Turismo do município, em parceria com Franco, que é também historiador, jornalista e escritor e atualmente reside em Florianópolis. De acordo com Franco, fazer desenhos em pedra foi a primeira expressão de arte humana, já nos tempos das cavernas. Resgatando essas raízes, ele desenvolveu técnica própria de desenho sobre pedra, feitos com nanquim.

“Além de ser uma técnica de pintura, também faz parte de um contexto histórico, quando os pastores para passar o tempo usavam está técnica de pintura, lá pelos anos 1380”, ressalta o diretor de Cultura e Turismo do município, Fabio Dalló.

“Achei interessante essa técnica, escolhi fazer uma casa, que é uma foto antiga da cidade, e também um desenho que eu mesma fiz, mostrando uma pessoa com animais”, declara Alice Vieira de Souza.

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp

Noticias relacionadas

Destaques

plugins premium WordPress