Interrupção foi causada por falha no sistema nacional de distribuição de energia

Uma falha no Sistema Interligado Nacional (SIN) causou uma interrupção no fornecimento de energia elétrica em Santa Catarina e em pelo menos outros cinco estados brasileiros durante a madrugada desta terça-feira (14). Assim, o apagão gerou transtornos e ocorreu em grandes centros urbanos de diversas regiões do país.
Em Santa Catarina, relatos nas redes sociais indicaram a falta de luz em cidades como Balneário Camboriú e Navegantes, no Litoral Norte catarinense. No entanto, até o momento, a Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) não se pronunciou oficialmente sobre o ocorrido e o número de clientes afetados no estado.
Apagão atinge SC e outros estados durante a madrugada
Apagão no Aeroporto de Navegantes.
Além de Santa Catarina, há confirmações de que o blecaute atingiu:
São Paulo
Rio de Janeiro
Minas Gerais
Pernambuco
Bahia
Amazonas
De acordo com a companhia de distribuição Light, do Rio de Janeiro, a falha afetou aproximadamente 450 mil clientes. Segundo a empresa, o problema no SIN exigiu o acionamento do Esquema Regional de Alívio de Carga, deixando moradores sem energia por cerca de 30 minutos.
No Amazonas, a Amazonas Energia reportou que as cidades de Manaus, Parintins e Itacoatiara foram impactadas. O restabelecimento do serviço aconteceu por volta das 00h25, após cerca de uma hora de interrupção. Em São Paulo, a Enel, responsável pela distribuição, apenas confirmou que a falha ocorreu em âmbito nacional.
Dessa forma, as companhias de energia que operam no país atribuíram o caso a uma “interferência no Sistema Interligado Nacional”, que resultou no desligamento automático da rede. Ainda não há informações sobre as causas específicas da falha no SIN
 
								 
													 
													 
													 
													 
													 
													 
											





 
													 
													 
													 
													 
													 
													 
													 
													 
													 
													 
													