Brasil ganha Oscar e faz história como melhor filme internacional.
Pela primeira vez na história do cinema nacional, um filme brasileiro ganhou Oscar de Melhor Filme Internacional. “Ainda Estou Aqui”, dirigido por Walter Salles e protagonizado por Fernanda Torres, conseguiu o feito inédito neste domingo (2), na 97ª cerimônia de entrega dos Academy Awards, em Los Angeles, Estados Unidos.
A produção brasileira, baseada na obra de Marcelo Rubens Paiva e que retrata o drama de sua mãe, Eunice Paiva, foi indicada em três categorias: Filme, Filme Internacional e Atriz (Fernanda Torres).
Em Filme Internacional, “Ainda Estou Aqui” era visto como favorito em função das polêmicas envolvidas com “Emília Pérez”, que venceu o Globo de Ouro, o Critics Choice e o Bafta. Mas a produção francesa caiu nas bolsas de aposta do Oscar após surgirem posts da atriz Karla Sofía Gascón interpretados como preconceituosos nas redes sociais.
Por outro lado, o longa tupiniquim, embora não tenha ganhado nenhum dos prêmios de filme internacional na corrida até aqui, cresceu demais nas últimas semanas – na hora certa para cacifar o Oscar na categoria com mais chances.