MENU

Noticias

Outros links uteis

Pesquisar
Close this search box.

PUBLICIDADE

Câmara de vereadores aprova projeto de exame toxicológico para ingresso no serviço público em Araranguá

A Câmara de Vereadores de Araranguá aprovou, na sessão da noite desta segunda-feira, 07, o Anteprojeto de Lei nº 052/2025, de autoria do vereador Jorge Ghiraldo, que propõe a obrigatoriedade de exame toxicológico para o ingresso em cargos públicos efetivos, comissionados e para a contratação de estagiários no âmbito da administração pública direta e indireta do município. A proposta foi aprovada com apenas uma abstenção e será agora encaminhada ao Executivo Municipal.

Segundo o texto, caso aprovado pelo Executivo, o exame clínico toxicológico passará a integrar o processo de admissão de servidores, abrangendo candidatos aprovados em concursos públicos, nomeações para cargos comissionados e a formalização de contratos de estágio. A exigência valerá para todos os órgãos do Poder Executivo, Legislativo e autarquias municipais.

Embora obrigatório, o exame não terá caráter eliminatório automático. Em caso de resultado positivo, o servidor ou candidato será encaminhado para avaliação da Administração, que poderá sugerir acompanhamento ou tratamento especializado. A recusa injustificada em realizar o exame poderá resultar na inabilitação do candidato ou, no caso de servidores já em exercício, na abertura de processo administrativo, sempre com a garantia ao contraditório e à ampla defesa.

O anteprojeto também prevê que os atuais ocupantes de cargos comissionados e estagiários deverão apresentar o exame em até 60 dias após a eventual publicação da futura lei. O resultado do exame será sigiloso e protegido pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Na justificativa, o vereador Jorge Ghiraldo, que é delegado de Polícia, destaca que a medida tem caráter preventivo, educativo e não punitivo, com foco na promoção da saúde ocupacional, na valorização da ética na administração pública e na confiança da população nas instituições. “A moralização começa de cima pra baixo. Não estamos taxando ninguém de drogado. É uma ação que busca fortalecer a responsabilidade e o compromisso dos servidores com o interesse público, respeitando os direitos individuais e promovendo acolhimento nos casos em que for necessário encaminhamento terapêutico”, justificou o parlamentar.

O vereador utilizou a Tribuna para agradecer a aprovação do Anteprojeto, salientou que espera que a ideia seja utilizada nas demais Câmaras da região e do Estado. Ele aproveitou o momento ainda para reforçar o pedido para implantação da Guarda Municipal em Araranguá.

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assuntos em alta

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Santa Catarina

Corpos de homens que assaltaram fazenda em SC são encontrados boiando em açude

Dos quatro envolvidos, três morreram e um foi preso Foram encontrados boiando dentro de um açude, os corpos de dois criminosos que assaltaram a Fazenda da Lebrinha, no interior de Campos Novos, no Meio-Oeste de Santa Catarina. O crime aconteceu na noite de segunda-feira (27). De acordo com a Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC), […]

Santa Catarina

Madrasta esquenta colher e ‘derrete’ mão de menina de 2 anos em Itajaí para se vingar

Menina de dois anos tem a mão queimada pela madrasta com colher quente em Itajaí. Mulher confessou o crime, foi solta após uma hora e fugiu da cidade. Caso causa revolta. Uma menina de apenas dois anos foi vítima de um caso brutal de maus-tratos em Itajaí, no Litoral Norte de Santa Catarina. A criança […]

Criciuma

Criciúma enfrenta a Ferroviária em Araraquara

O Criciúma entra em campo nesta sexta-feira (31/10) para um duelo importantíssimo fora de casa na disputa da Série B do Campeonato Brasileiro. O Tigre duela com a Ferroviária busando o retorno para o G4 da competição nacional. A partida da 35ª rodada ocorre a partir das 21h35min, no estádio Fonte Luminosa, em Araraquara (SP). […]

Brasil

Argentina e Paraguai reforçam fronteiras para impedir fuga de integrantes do Comando Vermelho

Medida foi tomada após Operação Contenção, no Rio de Janeiro, que resultou em confrontos entre policiais e criminosos da facção Dias após a deflagração da Operação Contenção, no Rio de Janeiro, os governos da Argentina e do Paraguai anunciaram o reforço no patrulhamento de suas fronteiras com o Brasil. A medida é uma reação preventiva […]

PUBLICIDADE