Um ciclone no feriado combinado com uma frente fria traz chuvas e temporais isolados, principalmente no Oeste de Santa Catarina; Defesa Civil divulgou um alerta
Um ciclone no feriado deve desestabilizar o tempo em Santa Catarina entre sábado (11) e domingo (12), Dia de Nossa Senhora Aparecida. A combinação de uma frente fria com o ciclone extratropical deixa o clima instável, principalmente no Oeste do estado.
Segundo a Defesa Civil, na noite de sábado (11) há previsão de temporais isolados no Oeste, que podem vir acompanhados de vendavais e eventual queda de granizo.
No domingo (12), a frente fria avança pelo estado, com risco moderado de alagamentos, queda de galhos e árvores e danos na rede elétrica nas regiões destacadas em amarelo no mapa.
De acordo com o Meteored, o ciclone se forma entre a Argentina, o Uruguai e o Rio Grande do Sul. Um grande volume de vapor d’água será direcionado ao fenômeno pelo jato de baixos níveis — uma corrente de ventos intensos que sopra a leste dos Andes.
Esse chamado “rio atmosférico” é um dos principais responsáveis por potencializar a instabilidade, já que transporta calor e umidade que intensificam a formação das tempestades. A previsão é de que o fenômeno se forme na madrugada de domingo (12), segundo o modelo europeu ECMWF.
Ainda durante o feriado, as áreas da Fronteira Oeste, da Campanha e do Centro do Rio Grande do Sul estarão sob alerta para tempestades violentas, com alta incidência de raios, queda de granizo e ventos fortes.
Via: ND+