logo preta
Pesquisar
Close this search box.

Curso de Enfermagem promove 22ª Semana Acadêmica com foco na força da categoria na Unesc

Foi aberto oficialmente na noite de segunda-feira (13/05) a 22ª Semana Acadêmica de Enfermagem na Unesc, evento que ocorre de forma paralela à 85ª Semana Brasileira de Enfermagem, à Semana de Enfermagem Coren/SC e ao 15º Encontro de Egressos do Curso de Enfermagem. Em uma intensa semana de encontros, aprendizados e trocas de experiências, profissionais da área, professores e estudantes de graduação e curso técnico somam bagagens para o dia a dia profissional em diferentes ramos de atuação. A temática escolhida para este ano é “Romper ‘bolhas’ no mundo atual para o resistir e o coexistir da Enfermagem”.

Prestigiado, o evento de abertura lotou o Auditório Ruy Hülse para a Conferência Saúde da População Negra e Indígena, com a palestra da professora Maria Madalena Santiago, mediada pela professora convidada, Normélia Ondina Lalau de Farias e da professora Iona Vieira Bez Birolo.

Representando a reitoria da Universidade, a pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação, Inovação e Extensão, Gisele Coelho Lopes, deixou aos acadêmicos uma mensagem sobre a importância do perfil humano e técnico na enfermagem. “Utilizem sempre a arte do sentir. Que tudo o que vocês ouvirem nessa semana seja ressignificado neste sentido, atualizado, que desperte ainda mais o interesse no conhecimento. A arte do sentir pressupõe a humildade de que precisamos aprender sempre”, pontuou.

A programação preparada para toda a semana, conforme a coordenadora do curso, Paula Ioppi Zugno, foi escolhida conforme os desejos apontados pelos próprios acadêmicos em pesquisa feita ao longo dos últimos meses. “Além da Conferência de Abertura, teremos palestras, aula magna, outras conferências. Teremos a abordagem de temáticas como violência obstétrica, paciente de ventilação mecânica, lesões de pele, laserterapia, entre outros”, explicou.

O presidente do Centro Acadêmico do curso, Gabriel Savi Mondo.Sala de aula, agradeceu a presença de todos e desejou que os colegas aproveitem a oportunidade concedida pelo curso. “Desejo que todos possam compartilhar da palestra da noite de hoje e continuar aproveitando as experiências que vão continuar acontecendo durante os próximos dias da Semana de Enfermagem. Aproveitem esse momento que foi pensado por vocês, pra vocês e pra construção do nosso perfil como profissionais de enfermagem”, destacou.

Participação com emoção

Ao abordarem a temática voltada à saúde da população Negra, Maria Madalena e Normélia levaram emoção ao público, ao mesmo tempo que apontaram aspectos técnicos importantes para a formação do profissional enfermeiro.

“Falar da saúde da população negra é falar de um romper de bolhas. Nosso objetivo na palestra foi abordar as políticas públicas que, por muitas vezes, não são seguras e não amparam a população negra. Precisamos ter profissionais capacitados pra fazer a frente dessas políticas e precisamos ter ainda mais a prevenção de patologias que essa raça nos traz, como hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, anemia falciforme e diabetes tipo dois, por exemplo”, citou.

 

Programação intensa até sexta-feira

Nesta terça-feira (14/05) já foi abordada em palestra a temática “Diabetes gestacional na Atenção Primária em Saúde”, além de encontro regional de comissões de ética da região Macrosul do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC).

No período noturno a programação conta sete salas temáticas.

Na quarta-feira (15/05) novamente serão realizadas as salas temáticas e, à noite, o evento receberá os palestrantes: doutora Jacinta de Fátima Sena da Silva – Presidenta da ABEn nacional, via meet, e mestre Maristela Assumpção de Azevedo, presidenta do COREn/SC – Presencialmente.

O encontro de egressos e internacionalização ocorrerá na quinta-feira (16/04), às 14h, além de mais uma vez oportunizar acesso a salas temáticas, à noite.

Na sexta-feira (17/05) será vez da Mostra Científica de Trabalhos e Produções e palestra de encerramento com a tradicional despedida da 10ª fase e premiação da Mostra.

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp

Noticias relacionadas

Destaques

plugins premium WordPress