De geada a calor de 30°C: como será o tempo no mês de agosto em Santa Catarina
Tempo no estado terá ‘sobe e desce’ no termômetro ao longo do mês e meteorologista explica se há risco de ciclone
O mês de agosto será marcado pela oscilação entre o frio típico do inverno e picos de calor fora de época em Santa Catarina. A previsão é de que as temperaturas variem bastante ao longo do mês, com possibilidade de geadas mais fortes na segunda quinzena e até registros próximos ou acima dos 30 °C em alguns dias.
Essa alternância térmica será a principal característica do mês, segundo o meteorologista Piter Scheuer. Ele afirma que não há previsão de veranicos prolongados, mas sim de episódios curtos de aquecimento, que contrastam com a presença de massas de ar polar típicas da estação.
A chuva deve se concentrar principalmente no Oeste catarinense, onde o relevo mais plano favorece a formação de instabilidades. Por lá, os volumes previstos estão dentro da média histórica para o mês, com chance de alguns temporais isolados, especialmente na transição de frentes frias.
Já nas outras regiões, o tempo em agosto deve permanecer mais seco, sem grandes eventos extremos. Scheuer destaca que não há risco de formação de ciclone extratropical na costa catarinense.
A frente fria que passa entre domingo (4) e segunda-feira (5) não trará impactos significativos. “É uma frente comum, sem potencial para causar problemas aqui. Mal vai ter temporal. É só chuva e queda de temperatura”, explica o meteorologista.
Mesmo assim, ele orienta atenção pontual para temporais isolados no Oeste, com possibilidade de chuva intensa em curtos períodos. No restante do estado, o destaque fica para o sobe e desce nos termômetros





