MENU

Noticias

Outros links uteis

Pesquisar
Close this search box.

PUBLICIDADE

Ex-assessor do TSE acusa Alexandre de Moraes de fraude em operação da PF

Ex-assessor do TSE acusa Alexandre de Moraes de fraude em operação da PF

 

O ex-assessor acusou o ministro de perseguir a direita política no país

 

O ex-chefe da Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Eduardo Tagliaferro, acusou o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes de perseguição polícia. Tagliaferro prestou depoimento por videoconferência nesta semana em uma audiência pública promovida por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro, enquanto o STF analisava ações relacionadas ao dia 8 de janeiro.

 

Durante a sessão, marcada pela presença de parlamentares da oposição, Tagliaferro fez críticas ao ministro Alexandre de Moraes, ex-presidente do TSE, e apresentou registros que, segundo ele, indicam uso indevido da estrutura do tribunal.

Acusações sobre documentos e operações da Polícia Federal

O ex-assessor afirmou que os registros apresentados se referem ao caso dos empresários bolsonaristas, que discutiam em grupos de mensagens a possibilidade de um golpe de Estado. Ele destacou que, embora a operação da Polícia Federal tenha ocorrido em 23 de agosto de 2022, o material técnico utilizado para embasar as buscas teria sido produzido apenas entre 26 e 28 de agosto.

 

Segundo Tagliaferro, um juiz instrutor do gabinete de Moraes teria solicitado a ele a confecção de documentos adulterados para justificar a operação. Ao ser questionado pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) sobre a data de produção dos documentos, Tagliaferro respondeu: “Exatamente. Isso me deixou preocupado e entendi por que todos os processos são físicos e só têm o sigilo retirado quando ele acha interessante“, alega.

 

O ex-assessor também afirmou que as supostas interferências de Moraes teriam começado antes das investigações sobre os atos de 8 de janeiro, e acusou o ministro de perseguir a direita política no país.

 

Resposta de Alexandre de Moraes

 

Em nota divulgada na quinta-feira (4), Alexandre de Moraes rebateu as acusações. Segundo o ministro, nos inquéritos das fake news e das milícias digitais, ele fez solicitações ao TSE dentro da competência legal do tribunal, que inclui elaborar relatórios sobre desinformação, discursos de ódio eleitoral e atentados à democracia.

 

 

Moraes afirmou ainda que os relatórios descrevem postagens ilícitas em redes sociais, ligadas às investigações de milícias digitais, e que o procedimento envolvendo os empresários foi regular e registrado nos autos.

 

Ex-assessor apontado por vazamento e denunciado

Eduardo Tagliaferro já havia sido apontado como responsável por vazamentos de informações do gabinete da Presidência do TSE durante a gestão de Moraes. Após o início das investigações, ele foi exonerado do cargo e se mudou para a Itália.

 

A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou Tagliaferro por tentar prejudicar processos eleitorais e investigações de atos antidemocráticos. Em outro caso, ele também foi denunciado pelo Ministério Público de São Paulo por supostamente atrapalhar investigações contra um juiz acusado de desviar recursos públicos, processo que corre sob sigilo

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assuntos em alta

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Içara

FAMÍLIA BUSCA AJUDA PARA TRAZER CORPO DE JOVEM ASSASSINADA NA ITÁLIA

Jéssica Stappazzollo foi brutalmente assassinada com 27 facadas pelo seu companheiro na Itália, mesmo depois de várias denuncias a polícia e vários episódios anteriores de agressão. A família sofre pelo Luto, e busca ajuda financeira para conseguir trazer o corpo para o Brasil. Os custos passam de 60 mil, e o valor se torna alto […]

Acidente

Motociclista morre em grave acidente em Cocal do Sul

Um motociclista ainda não identificado morreu na manhã desta quinta-feira, na localidade de Linha Tigre, em Cocal do Sul. De acordo com informações preliminares, a vítima, um homem, apresentava traumatismo craniano e parada cardiorrespiratória. O Corpo de Bombeiros, com apoio do Serviço Aeromédico, foi acionado para prestar socorro, mas o motociclista não resistiu aos ferimentos […]

Rincão

Jovem é morta no dia do próprio aniversário em Balneário Rincão

Nesta quinta-feira (6), familiares e amigos se despedem de Thais Sachainy Araújo, 27 anos, moradora do Balneário Rincão, que está sendo velada na capela mortuária do cemitério da Lagoa dos Freitas. Thais foi encontrada morta na terça-feira, 4 de novembro, exatamente no dia do seu aniversário de 27 anos. O corpo foi encontrado apenas no […]

Segurança

FALTA DE RESPEITO COM O PEDESTRE

A falta de educação com aos pedestres em Tubarão é tamanha, que uma empresa chega a bloquear totalmente a calçada na Rua Germano Sibert, esquina com a a Rua Antônio Delpizzo Júnior, no centro da cidade. Os caminhões além de estacionarem em cima da calçada, também estacionam em local proibido 🚫 na via, cerceando todo […]

PUBLICIDADE