Falso assalto em Criciúma: oito são indiciados em esquema de golpe
Crimes incluem extorsão qualificada, associação criminosa e lavagem de dinheiro
Oito pessoas foram indiciadas pela Polícia Civil, em Criciúma, por envolvimento em um esquema de golpe denominado ‘falso assalto’. Os crimes incluem extorsão qualificada, associação criminosa e lavagem de dinheiro.
A investigação iniciou após o golpe ter sido aplicado em um estabelecimento comercial na região central do município. Conforme a polícia, a vítima recebeu ameaças por telefone, informando que, se não realizasse transferências, pessoas armadas invadiriam a loja para assaltar e matar quem estivesse no local.
Segundo o inquérito, a vítima seguiu as orientações e realizou diversos pagamentos via PIX, acarretando em grande prejuízo financeiro e impacto emocional. As análises das transações realizadas pela polícia revelaram um esquema de ocultação de valores. “As quantias obtidas ilicitamente foram creditadas em ‘contas de passagens’ até chegar em outros criminosos. Essa rotina criminosa frequentemente utiliza contas recém-criadas em bancos digitais e são encerradas logo após a consumação do golpe, visando dificultar o rastreio”, apontou a investigação.
Conforme apurado pela polícia, o grupo criminoso possui vínculos geográficos no Rio de Janeiro, sendo a maioria cadastrada com endereço na cidade de Cabo Frio. Um dos indiciados foi preso preventivamente em julho de 2024 por fatos semelhantes ocorridos no Distrito Federal.
A Polícia Civil representou pela prisão preventiva dos oito indiciados. O inquérito policial segue para análise do Ministério Público e Poder Judiciário





