Na manhã da última quarta-feira, 02 de outubro, uma moradora de Araranguá foi gravemente atacada por um cachorro solto enquanto se dirigia ao Posto de Saúde de Morro dos Conventos. O animal, que tem dono, atacou a vítima no pátio da unidade de saúde, deixando-a ferida e com a perna imobilizada.
Em entrevista ao programa Dia a Dia da Rádio Araranguá, apresentado por Saulo Machado, Ana Maria Pereira, a vítima do ataque, relatou o incidente e atualizou sobre sua recuperação. “Estava abrindo a porta do Posto de Saúde, quando o cachorro me mordeu e me puxava para fora da unidade. Foi uma situação muito difícil, um episódio terrível que vivenciei, pensava que ia morrer. O cachorro estava no pátio do Posto de Saúde. Esse cachorro tem dono. Além disso, o dono tem um muro bem alto em sua casa. Precisa ser tomada alguma providência”
Ainda em recuperação, Ana Maria contou que está em casa com a perna imobilizada, e que, embora o dono do cachorro tenha adquirido medicamentos para ela, está enfrentando dificuldades. “Minha perna sangrou a noite toda. O dono do cachorro foi na farmácia e comprou os medicamentos para mim e estou tomando. Sou uma pessoa que tive câncer e estou no tratamento do câncer. Não tenho muitas condições financeiras, vivo de um salário mínimo e uns trabalhos que realizo por fora”.
Durante o ataque, a vítima foi socorrida por um médico e um senhor que estavam no local, já que, segundo ela, não havia ninguém na recepção do posto de saúde no momento. “Quando gritei, as pessoas que ouviram vieram me socorrer. Se não viesse ninguém, morreria, porque não tinha mais fôlego. Se fosse uma criança, olha o tamanho da tragédia. O cachorro me mordeu e rasgou minha perna”.
Após os primeiros socorros no posto de saúde, Ana Maria foi encaminhada ao Hospital Regional, onde recebeu orientações para permanecer em observação pelos próximos dez dias. No entanto, ela ressaltou uma preocupação. “Chegaram umas amigas em minha casa ontem e me relataram que o dono já estava passeando novamente com o cachorro”.
Sobre sua recuperação, a moradora informou que o processo será longo. “O médico falou que minha recuperação durará aproximadamente seis meses. O buraco que fez em minha perna, apareceu o tendão. Tive sorte que não comprometeu o tendão. Fiquei traumatizada. Foi um verdadeiro filme de terror”, concluiu.