Cuidar do meio ambiente é um dever de todos. E com o objetivo de conscientizar as pessoas para a sua preservação, foi instituída a Semana do Meio Ambiente, em todo o país, e em Cocal do Sul não é diferente. O município está promovendo diversas ações ao longo desta semana e segue até sexta-feira (7).
A Diretoria de Meio Ambiente de Cocal do Sul é quem está à frente das ações, que conta também com o apoio da Secretaria de Educação, Samae, Desenvolvimento Rural, Coopercocal, Apae, Cirsures e Rede do Bem. As atividades serão voltadas a toda a população e algumas delas às crianças da rede municipal de ensino.
Nesta quinta-feira (6), os alunos da Escola Prof. Padre Schuller irão participar de uma palestra com o tema “Resíduos sólidos e coleta seletiva”, com a engenheira ambiental Graziela Bolan (Cirsures). Já na sexta-feira (7), os estudantes da rede municipal de ensino irão assistir ao espetáculo “Entrando pelo cano”, apresentado pelo grupo Teatro Luz e Cena.
“A principal importância dessas ações é disseminar a questão ambiental, promover a educação ambiental e sustentabilidade e cada dia da semana terá sua finalidade, criando uma conscientização da população em geral, mas em especial nas crianças e adolescentes”, comenta o diretor do departamento do meio ambiente em Cocal do Sul, Gilberto Schmitz.
A programação iniciou na segunda-feira com o plantio de mudas de árvores nativas com os alunos da Apae. Na terça-feira, os alunos do Sesc de Cocal do Sul participaram de uma trilha interativa na Reserva Ambiental São Francisco (Nova Veneza), além de uma palestra no anfiteatro em meio à natureza. E na quarta-feira, a programação foi aberta ao público e aconteceu na Praça Coberta, com troca solidária de alimentos por mudas de árvores, vacinação contra a raiva gratuita em animais errantes ou adotados, feira de adoção e a participação dos stands do Samae e Coopercocal.