Preso no litoral catarinense, ele foi condenado na Espanha por crimes de abuso sexual e era procurado pela Interpol
Um homem que figurava na lista de dez pessoas mais procuradas pela polícia da Espanha foi preso nesta sexta-feira (4), em Barra Velha, no Litoral Norte de Santa Catarina. Ele era, inclusive, procurado pela Interpol (Organização Internacional de Polícia Criminal).
De acordo com a Polícia Federal, o homem tinha uma ordem de prisão emitida pela justiça espanhola desde janeiro de 2021, quando foi condenado por crimes de abuso sexual. O nome dele estava na lista de Difusão Vermelha da Interpol, sistema utilizado para divulgar a ordem de prisão de pessoas no exterior.
O pedido de prisão preventiva para a extradição foi formulado pelo Escritório Central Nacional da Interpol em Brasília e o mandado foi expedido pelo Supremo Tribunal Federal.
O comandante da Polícia Militar de Barra Velha, Diogo Henrique De Souza Lima Lionço, informou que o homem morava na cidade há dois anos e atuava na construção civil. Ele tinha uma conhecida no município, o que teria motivado ou contribuído para a mudança à cidade.
A prisão ocorreu no bairro Itajubá, quando o homem voltava do trabalho para casa, e foi realizada em conjunto por policiais federais e militares. O foragido foi encaminhado à Polícia Federal de Joinville e deve ficar no sistema prisional até que sejam concluídos os procedimentos de extradição.