MENU

Noticias

Outros links uteis

Pesquisar
Close this search box.

PUBLICIDADE

Hospitais em SC ganham novos móveis com mão de obra carcerária

Hospitais em SC ganham novos móveis com mão de obra carcerária

 

Até o momento, já foram entregues 230 móveis fabricados pelos detentos

 

Uma parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e a Secretaria de Justiça e Reintegração Social (Sejuri) está renovando o mobiliário de hospitais catarinenses. Na marcenaria da Colônia Agroindustrial de Palhoça, na Grande Florianópolis, os presos transformam madeiras danificadas ou sem uso em peças novas. E tudo é doado para unidades de saúde da rede estadual. Até o momento, já foram entregues 230 móveis.

 

O projeto utiliza materiais fornecidos pela Gerência de Patrimônio (Gepat) da SES e também arrecadados por doações. Os internos da Colônia, que abriga detentos do regime semiaberto da Grande Florianópolis, recebem capacitação e atuam na recuperação dos itens que seriam descartados. Do trabalho manual nascem armários, trocadores de fraldas, estantes, balcões, painéis, nichos e até urnas funerárias.

 

Instituições como o Hospital Regional de São José, o Hospital Infantil Joana de Gusmão, a Maternidade Carmela Dutra e o Instituto de Cardiologia já foram beneficiados. Por enquanto, a iniciativa atende unidades da região, mas a intenção é expandir a outras localidades futuramente.

 

Hospitais são beneficiados

“Essa cooperação visa oportunizar aos apenados uma atividade laboral que contribua para sua capacitação e reintegração à sociedade. A iniciativa traz benefícios não apenas para os detentos, mas também para a população. Já que os móveis são enviados aos hospitais públicos do Estado, ajudando a recuperar estruturas que há tempos careciam de atenção. A proposta é ampliar essa parceria com a Sejuri, gerando resultados positivos para todos, principalmente à sociedade”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi.

 

 

O projeto, desenvolvido desde 2024, já resultou na produção de cerca de 230 móveis entregues a entidades públicas. Todo o serviço é realizado sem custos para o Governo de Santa Catarina. Além de modernizar as unidades de saúde, a ação contribui para a ressocialização dos participantes.

 

“Essa parceria ganhou proporção de uma política pública de Estado. Ganha a sociedade, ganha o sistema prisional, com o preso agora trabalhando de forma remunerada e profissional. E, principalmente, ganha a Secretaria de Saúde, que pode proporcionar aos hospitais o retorno desses móveis em condições ideais, um hospital bem estruturado, com conforto e qualidade para os nossos pacientes”, salientou a secretária de Estado de Justiça e Reintegração Social, Danielle Amorim Silva.

 

População e empresas podem colaborar

A parceria entre a SES e a Sejuri vai além da marcenaria. Detentos também colaboram na reforma dos hospitais, executando trabalhos de pintura, carpintaria, limpeza de áreas externas e outras tarefas. Unidades como o Hospital Regional Hans Dieter Schmidt e a Maternidade Darcy Vargas, em Joinville, o Hospital e Maternidade Tereza Ramos, em Lages, e o Hospital Governador Celso Ramos, em Florianópolis, estão entre as beneficiadas.

 

Empresas e pessoas interessadas em contribuir com doações de materiais ou equipamentos de marcenaria podem entrar em contato com a administração da Colônia Agroindustrial de Palhoça, pelo telefone (48) 3664-5580.

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assuntos em alta

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Segurança

Colisão entre Saveiro e motocicleta deixa condutor ferido em Criciúma

Colisão entre Saveiro e motocicleta deixa condutor ferido em Criciúma   Um acidente de trânsito foi registrado no final da tarde desta segunda-feira (27) na Rua Raimundo Pucher, no bairro São Luís, em Criciúma. A colisão envolveu uma caminhonete Volkswagen Saveiro e uma motocicleta Honda Titan.   De acordo com informações apuradas no local, o […]

Estado

Hospitais em SC ganham novos móveis com mão de obra carcerária

Hospitais em SC ganham novos móveis com mão de obra carcerária   Até o momento, já foram entregues 230 móveis fabricados pelos detentos   Uma parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e a Secretaria de Justiça e Reintegração Social (Sejuri) está renovando o mobiliário de hospitais catarinenses. Na marcenaria da Colônia Agroindustrial […]

Economia

Latam acrescenta dois horários de voos em sua operação no aeroporto de Jaguaruna

Latam acrescenta dois horários de voos em sua operação no aeroporto de Jaguaruna   Com a alteração, empresa passa a ofertar 12 viagens semanais partindo do Sul de SC   A Latam ampliou a oferta de voos no Aeroporto Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi, em Jaguaruna. O movimento, anunciado em março, passou a valer a […]

Desaparecimento

Corpo de Bombeiros Militar busca por homem desaparecido em Nova Veneza

O Corpo de Bombeiros Militar de Criciúma foi acionado na manhã desta segunda-feira, 27, para uma ocorrência de busca e resgate. Segundo os solicitantes, um homem fugiu de uma clínica para dependentes químicos em Nova Veneza. O desaparecimento foi constatado no domingo, 26. A coleta de informações sobre a ocorrência iniciou na noite de ontem […]

PUBLICIDADE