MENU

Noticias

Outros links uteis

Pesquisar
Close this search box.

PUBLICIDADE

Mais de 170 animais vítimas de maus-tratos são resgatados em SC

Mais de 170 animais vítimas de maus-tratos são resgatados em SC

 

Papagaios ameaçados de extinção, macacos e saguis foram encontrados sem alimento, aquecimento e separados das mães

 

Cerca de 174 animais foram encontrados em situação de maus-tratos em um criadouro embargado em Xanxerê, no Oeste de Santa Catarina. A ação foi realizada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e divulgada na sexta-feira (26).

 

Entre os animais, estavam macacos-prego, saguis e papagaios-de-peito-roxo, espécie ameaçada de extinção. Todos foram apreendidos e encaminhados para cuidados imediatos em Centros de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama, além de programas de reabilitação de espécies ameaçadas.

 

Durante a vistoria, os fiscais encontraram gaiolas com macacos em áreas abertas, sem aquecimento, água ou alimento. Filhotes estavam separados das mães em dias de baixas temperaturas, enquanto adultos eram mantidos em recintos pequenos e sem estrutura adequada. O responsável, que já havia sido autuado anteriormente, foi novamente multado.

 

O criadouro possuía autorização para comercializar aves e macacos-prego, mas estava sob embargo do Ibama desde 2011. Apesar disso, continuou funcionando até 2024 por meio de decisões judiciais. Em 2024, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) restabeleceu o embargo e determinou a interrupção definitiva das atividades.

 

Mesmo assim, o local continuava anunciando a venda de animais em perfis de redes sociais. Segundo o Ibama, o responsável também comercializava outros primatas, como saguis, sem autorização. Muitos macacos exibidos em perfis digitais de influenciadores teriam origem nesse criadouro.

 

O órgão federal reforça que esse tipo de comércio estimula o tráfico de animais silvestres, já que a exposição de primatas como pets em redes sociais desperta em outras pessoas o desejo de possuí-los, como se fossem espécies domésticas.

 

A vistoria contou com apoio da Polícia Federal e da Polícia Militar Ambiental de Santa Catarina.

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assuntos em alta

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Cocal do Sul

Preso homem por sequestro da ex-companheira

Preso homem por sequestro da ex-companheira   Ação da Polícia Civil de Cocal do Sul contou com o apoio da Polícia Militar   A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Polícia de Cocal do Sul, com apoio da Polícia Militar, realizou importante atuação no cumprimento de mandado de prisão preventiva em […]

Estado

Mais de 170 animais vítimas de maus-tratos são resgatados em SC

Mais de 170 animais vítimas de maus-tratos são resgatados em SC   Papagaios ameaçados de extinção, macacos e saguis foram encontrados sem alimento, aquecimento e separados das mães   Cerca de 174 animais foram encontrados em situação de maus-tratos em um criadouro embargado em Xanxerê, no Oeste de Santa Catarina. A ação foi realizada pelo […]

Acidente

BRAÇO DO NORTE/SC – URGENTE

BRAÇO DO NORTE/SC – URGENTE!   “Buscas por corpo em rio na tarde deste domingo, 28/09.”   Uma operação está em andamento na região do Lado da União, em Braço do Norte, próximo à ponte, para localizar o corpo do jovem W.D., de 29 anos. Até o momento, o corpo segue desaparecido nas águas do […]

Estado

Identificada mulher morta pela irmã com facada no pescoço em SC

Identificada mulher morta pela irmã com facada no pescoço em SC   Jovem de 25 anos morre após ser esfaqueada pela irmã durante briga em Faxinal dos Guedes. Caso é investigado pela Polícia Civil.   Uma discussão familiar terminou de forma trágica na madrugada deste sábado (27) em Faxinal dos Guedes, no Oeste catarinense. Jocelaine […]

PUBLICIDADE