MENU

Noticias

Outros links uteis

Pesquisar
Close this search box.

PUBLICIDADE

Mais de 5 milhões podem ter o título de eleitor cancelado

Mais de 5 milhões podem ter o título de eleitor cancelado

 

O prazo para que eleitores regularizem os seus títulos vence na próxima segunda-feira (19). De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), cerca de cinco milhões de pessoas ainda têm pendências com a Justiça Eleitoral e podem ter o documento cancelado após o fim desse prazo.

 

Os dados mostram que, desde o dia 7 de março, mais de 111 mil eleitores procuraram a Justiça Eleitoral para regularizar a situação. “Não seja um eleitor faltoso. Evite o cancelamento do título: ele é sua identidade cidadã”, destacou o TSE, em comunicado.

 

Entenda

Considera-se faltosa a pessoa que não tenha votado nem justificado a falta, tampouco tenha pago a multa referente à ausência nos três últimos pleitos (regulares ou suplementares), sendo cada turno considerado uma eleição.

 

Somente com o título em dia é possível votar, tomar posse em concurso público, obter passaporte ou Cadastro de Pessoa Física (CPF), renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial, participar de concorrência pública e praticar qualquer ato para o qual se exija quitação eleitoral.

 

O cancelamento do título não se aplica a:

 

– eleitores facultativos (menores de 18 anos, pessoas com 70 anos ou mais e pessoas não alfabetizadas);

 

– pessoas com deficiência que comprovem dificuldade impeditiva para votar;

 

– casos de justificativa aceitos pela Justiça Eleitoral.

 

Como regularizar

Para consultar a situação, eleitores devem acessar os sites do TSE ou dos tribunais regionais eleitorais (TREs) para verificar se constam da lista de títulos passíveis de cancelamento. O serviço é gratuito e deve ser realizado somente em sites oficiais da Justiça Eleitoral.

 

Caso haja débitos existentes, é preciso acessar o autoatendimento eleitoral nos sites da Justiça Eleitoral ou o aplicativo e-Título e fazer o pagamento. Também é possível comparecer ao cartório eleitoral, no horário de expediente, portando os seguintes documentos (a depender da situação de cada eleitor):

 

– documento oficial com foto que comprove sua identidade (obrigatório);

 

– título eleitoral ou e-Título;

 

– comprovantes de votação;

 

– comprovantes de justificativas eleitorais;

 

– comprovante de dispensa de recolhimento ou, caso não tenha sido dada baixa, os comprovantes do recolhimento das multas.

 

Justificativa

Eleitores que estavam no exterior no dia da eleição podem justificar a ausência após o pleito pelo e-Título, pelo Autoatendimento Eleitoral ou enviando o Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE pós-eleição) com documentação comprobatória à zona eleitoral responsável.

 

O prazo é de 60 dias após cada turno ou de 30 dias após o retorno ao Brasil.

 

Se não houver justificativa, aplicam-se os procedimentos para quitação de multa

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assuntos em alta

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Acidente

Mulher morre atropelada por caminhão em Sombrio

Acidente ocorreu na manhã desta quarta-feira (11), na Avenida Prefeito Francisco Lumertz Júnior, no bairro Januária. Uma mulher de 32 anos que conduzia uma bicicleta morreu após ser atropelada por um caminhão na manhã desta quarta-feira (11), em Sombrio. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o acidente ocorreu por volta das 8h50, na Avenida Prefeito […]

Desaparecimento

Familiares procuram por homem desaparecido

Misael Stuchi Farisa, de 33 anos, sumiu após sair para verificar um serviço no último domingo (08). Familiares estão em busca de informações sobre o paradeiro de Misael Stuchi Farisa, de 33 anos, que desapareceu no último domingo (08) no Balneário Torneiro. Segundo relatos, ele saiu de casa para verificar um serviço que pretendia realizar, […]

Brasil

Brasil vence Paraguai e garante vaga na Copa do Mundo de 2026

A seleção brasileira garantiu vaga na Copa do Mundo de 2026 ao vencer o Paraguai por 1 x 0, gol de Vinícius Jr, na terça-feira, pelas eliminatórias sul-americanas, no primeiro jogo em casa sob o comando do técnico Carlo Ancelotti. O atacante do Real Madrid marcou aos 44 minutos do primeiro tempo, levando o Brasil […]

Santa Catarina

Santa Catarina registra mais de mil casos de síndrome respiratória grave

Idosos e crianças são os mais afetados A Secretaria de Estado da Saúde (SES) de Santa Catarina alerta para o crescimento no número de internações causadas pela Influenza. De janeiro a maio de 2025, foram registrados mais de 1 mil casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) relacionados à gripe, um aumento de 20% em […]

PUBLICIDADE