Desde o dia 16 de dezembro de 2023, período em que começou a temporada da Operação Veraneio 2023/2024, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) já salvou 1.097 pessoas que estavam em situação de risco, sendo por arrastamento em correntes de retorno ou afogamentos no litoral catarinense. Todas essas pessoas eram potenciais vítimas a virem a óbito.
Dados do CBMSC apontam que, em relação a temporada anterior, houve uma redução de 40% no número de óbitos por afogamento em área guarnecida, o que reforça a orientação do comandante. Nesta temporada 2023/2024 foram 03 óbitos enquanto na anterior foram registrados 05. Em todo estado são 430 postos ativos em 155 praias de 35 municípios.
Foco na prevenção
Com o objetivo de reduzir o número de mortes por afogamento em Santa Catarina, o CBMSC realiza uma série de ações para orientar o cidadão. Por meio das bandeiras nos postos guarda-vidas, a corporação informa a população sobre as condições do mar naquele dia. As bandeiras retangulares são fixadas nos postos e têm significados diferentes de acordo com a cor.
Vermelha: alto risco de afogamento
Amarela: médio risco de afogamento
Verde: baixo risco de afogamento
Lilás: presença de água-viva
Há ainda a sinalização com bandeira triangular vermelha na faixa de areia, que indica que aquele local específico é perigoso e que há uma corrente de retorno ou buraco.
Em menos de um mês o CBMSC realizou, em todo estado, 4.757.516 ações de prevenção que envolvem, além da sinalização nos postos e na faixa de areia, as rondas na faixa de areia e em áreas de costões, abordagem e orientação de banhistas e até mesmo excursões que estejam chegando a praia para lazer. Há ainda a abordagem e orientação a banhistas que já estão na água e entrega de pulseirinhas de identificação a famílias que necessitem.
Solicitar que um banhista se afaste de um local de risco, apitar indicando que os banhistas saiam de local com corrente de retorno, entrar na água para abordar uma pessoa que esteja em uma profundidade que apresente risco são alguns dos exemplos das orientações que são passadas diariamente as pessoas que frequentam as praias do litoral catarinense
Video: Divulgação/CBMSC