O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) instaurou nesta quarta-feira (16) uma investigação para verificar a legalidade de cirurgias plásticas conhecidas como “X-Tudo”, que são feitas em várias partes do corpo ao mesmo tempo, por um médico-cirurgião em Santa Catarina.
O Promotor de Justiça Wilson Paulo Mendonça Neto, titular da 29ª Promotoria de Justiça da Capital, afirma que o MPSC tomou conhecimento de que há pessoas que teriam sido lesadas por esse tipo de procedimento médico estético. O MPSC irá oficiar o Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina (CRM-SC) com o objetivo de verificar a regularidade da atuação do médico, confirmando se ele tem especialidade para fins de cirurgia plástica e se esse tipo de procedimento, conhecido como “X-Tudo” (feito em várias partes do corpo ao mesmo tempo), é permitido e tem fiscalização pelo próprio CRM-SC.
O médico também será notificado a prestar informações para a 29ª Promotoria de Justiça da Capital, que ouvirá supostas vítimas identificadas a respeito dos fatos. “Sem prejuízo da análise do caso pela Promotoria Criminal, a 29ª Promotoria de Justiça, que atua na área do consumidor, vai apurar a regularidade de como é feito esse tratamento na área estética, se é feita publicidade ou não em relação a isso e se o tratamento vem sendo feito de acordo com os procedimentos estabelecidos pelos Conselhos Regional e Federal de Medicina, na medida em que há informação de inúmeras pessoas sendo lesadas e vítimas com esse tipo de procedimento”, observa o Promotor de Justiça.