MENU

Noticias

Outros links uteis

Pesquisar
Close this search box.

PUBLICIDADE

Polícia Federal deflagra operação para combate a fraudes no INSS em Tubarão

Polícia Federal deflagra operação para combate a fraudes no INSS em Tubarão

 

Estima-se que o grupo criminoso formado por funcionários e ex-funcionários da Caixa tenha causado cerca de R$ 3 milhões de prejuízos aos cofres públicos

 

A Polícia Federal deflagrou a Operação Recupera com o objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada em fraudes contra o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), nesta quarta-feira, dia 13.

Na ação de hoje, que conta com o apoio do Ministério Público Federal e da Caixa, policiais federais cumprem seis mandados de busca e apreensão, além de medidas de bloqueio e indisponibilidade de bens e ativos no valor estimado de R$ 3 milhões.

As ordens judiciais foram expedidas pela Justiça Federal e são cumpridas na cidade do Rio de Janeiro/RJ e em Florianópolis/SC e Tubarão/SC.

A investigação apontou que as fraudes começaram em 2018, com a concessão indevida de benefícios assistenciais e previdenciários por meio da inserção de dados falsos nos sistemas informatizados da Caixa Econômica Federal.

As infrações eram conduzidas por funcionários e ex-funcionários do banco, que se valiam de seus acessos para viabilizar as fraudes.

Segundo apurado, quatro ex-servidores da instituição realizaram comprovações de vida fraudulentas de pessoas fictícias ou já falecidas, emitiram segundas vias de cartões de beneficiários inexistentes e autorizaram pagamentos irregulares.

Além disso, utilizaram documentos adulterados para habilitar benefícios e atuaram de forma sincronizada na inserção de dados falsos no sistema informatizado.

Diante dos fatos, a Caixa Econômica Federal instaurou procedimento disciplinar que resultou na demissão dos envolvidos e na identificação de condutas ilícitas articuladas entre os autores, que já possuíam antecedentes por faltas disciplinares semelhantes relacionadas à concessão indevida de benefícios.

Mesmo após a demissão, em 2022, os suspeitos deram continuidade ao esquema, delegando a terceiros o saque mensal de ao menos 17 benefícios fraudulentos ainda ativos.

 

Fonte: Folha Regional

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assuntos em alta

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Incêndio

Incêndio destrói veículo na SC-108, em Orleans

🚒 Incêndio destrói veículo na SC-108, em Orleans   O Corpo de Bombeiros Militar de Orleans foi acionado por volta das 16h36 desta sexta-feira (10) para atender uma ocorrência de incêndio em veículo na Rodovia SC-108, no bairro São Gerônimo.   Ao chegarem ao local, os bombeiros encontraram o automóvel Renault Duster completamente tomado pelas […]

Bombeiros

Os Bombeiros Voluntários de Balneário Rincão iniciaram no dia 08 de Outubro a campanha para aquisição de ambulância

Os Bombeiros Voluntários de Balneário Rincão iniciaram no dia 08 de Outubro a campanha para aquisição de ambulância   A Corporação foi selecionada para participar do processo de votação popular do programa “Você Decide”, iniciativa do Deputado Estadual Matheus Cadorin.   O projeto apresentado pela Corporação tem como objetivo a aquisição de um veículo que […]

Acidente

Acidente entre moto e caminhonete deixa motociclista ferido na BR-101, em Morro do Português, Santa Rosa do Sul

Acidente entre moto e caminhonete deixa motociclista ferido na BR-101, em Morro do Português, Santa Rosa do Sul   Um acidente de trânsito foi registrado no final da manhã desta sexta-feira (10), na BR-101, no bairro Morro do Português, em Santa Rosa do Sul. A colisão envolveu uma motocicleta e uma caminhonete.   Segundo informações, […]

Acidente

Vídeo: colisão frontal grave deixa vítimas presas às ferragens

Vídeo: colisão frontal grave deixa vítimas presas às ferragens   Acidente entre picape Ford Courier e Ford Ranger exigiu resgate completo.   Dois motoristas ficaram presos às ferragens em uma colisão frontal grave na manhã desta sexta-feira (10), em Ilhota, Santa Catarina. O acidente envolveu uma picape Ford Courier e uma Ford Ranger na Rodovia […]

PUBLICIDADE