logo preta
Pesquisar
Close this search box.

Praia Grande em alerta máximo, 262 milímetros em apenas de 24h.

Rio transbordou e água atingiu bairro. Praia Grande, no Sul do estado, teve mais de 262 milímetros de chuva em 24 horas.

Praia Grande, no Sul de Santa Catarina, teve mais do que o dobro da média histórica de chuva esperada para todo o mês de junho em 24 horas, de acordo com dados da Defesa Civil. As aulas em escolas e na creche do bairro 1º de Maio foram suspensas nesta segunda-feira (17), confirmou a prefeitura.

A cidade foi a que mais teve chuva no estado em 24 horas. Entre 17h20 de sábado (15) e 17h20 de domingo (16), foram 262,8 milímetros, conforme a Defesa Civil.

Para se ter uma ideia do volume, a média histórica esperada para todo o mês de junho na região é de até 110 milímetros, segundo dados da Epagri/Ciram, órgão que monitora as condições meteorológicas do estado.

O bairro 1º de Maio foi um dos mais atingidos. O Rio Canoa transbordou e atingiu o local, ainda na noite de domingo. A água chegou à creche Pequeno Aprendiz. Um caminhão foi colocado à disposição para ajudar famílias a saírem das casas.

O g1 entrou em contato com a Defesa Civil de Praia Grande para atualizar a situação na manhã desta segunda-feira e não havia obtido retorno até a última atualização desta reportagem.

 

A Secretaria de Educação de Praia Grande informou que foram suspensas, nesta segunda, as aulas nas escolas de ensino fundamental Prof. Alba Lucy Reis Magnus, Prof. Eliziani Citadin Marques, Leonardo Pedro Thomaz e no CEI Pequeno Aprendiz, no bairro 1° de Maio.

Os Centros de Educação Infantil Leãozinho e Cantinho dos Sonhos permanecem com aulas normais.

Uma frente fria passa pelo Sul de Santa Catarina, trazendo chuva, conforme a Central NSC de Meteorologia. A Defesa Civil alertou para risco alto de alagamentos, enxurradas e deslizamentos na região nesta segunda-feira.

Também há riscos de estragos provocados pela chuva nas áreas próximas ao Rio Grande do Sul. Nesta segunda, a condição de chuva é menor apenas no Norte de Santa Catarina.

As temperaturas máximas devem atingir 21°C na Serra, 22°C no Sul, 24°C no Oeste, 27°C na Grande Florianópolis e 28°C no Norte e Vale do Itajaí.

Orientações

A Defesa Civil fez recomendações para as áreas com maior instabilidade. Confira abaixo e mantenha-se em segurança.

  • Evite áreas sujeitas a alagamentos;
  • Evite atravessar ruas alagadas e pontilhões submersos;
  • Não dirija em locais alagados;
  • Cuidado com crianças próximo a rios e ribeirões;
  • Em caso de temporais, evite atividades ao ar livre, buscando abrigo em locais seguros;
  • Lembre-se de permanecer atento aos Avisos e Alertas emitidos pela Defesa Civil.
Alerta de chuva volumosa em Santa Catarina — Foto: Defesa Civil/Reprodução

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp

Noticias relacionadas

Destaques

plugins premium WordPress