MENU

Noticias

Outros links uteis

Pesquisar
Close this search box.

PUBLICIDADE

Senadores querem discutir o fim das ‘saidinhas’ de presos

Pacheco sinalizou que o Legislativo revisará leis; assassinato de PM por detento que não voltou à prisão reacendeu debate

Senadores prometem retomar e priorizar, na volta do recesso parlamentar, o debate sobre o fim das saídas temporárias de detentos. A discussão do tema das “saidinhas” foi intensificada após o assassinato do sargento da Polícia Militar de Minas Gerais Roger Dias por um presidiário que descumpria o prazo do benefício.  No Senado, a oposição encabeça as articulações e pretende avançar com o projeto que tramita no Legislativo há mais de uma década. O presidente da Casa, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), já sinalizou que os parlamentares promoverão mudanças focando o sistema prisional.

O objetivo da oposição é aproveitar a repercussão do tema para acelerar a tramitação no Congresso. O principal caminho é por meio da aprovação de um projeto de lei de 2011 aprovado pela Câmara dos Deputados em agosto de 2022. No entanto, a proposta está parada na Comissão de Segurança Pública do Senado desde março de 2023, aguardando votação.

O relator responsável, senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), apresentou parecer favorável, mas houve pedido de vista, ou seja, mais tempo para analisar o posicionamento. “Saidinha incentiva a fuga das cadeias e não ajuda a reintegração dos presos. […] Vamos priorizar a aprovação desse projeto para proteger as vítimas e a sociedade”, disse Flávio, cobrando celeridade.

Autoridades mineiras também pressionam Pacheco para votar a matéria. “Leis ultrapassadas podem tirar a vida de mais um policial em Minas. Bandidos com histórico de violência são autorizados para ‘saidinha’, que resulta em insegurança para todos os brasileiros. Passou da hora disso acabar”, afirmou o governador de Minas Gerais, Romeu Zema.

Pacheco negou nesta terça-feira (9) haver inércia por parte da Casa na discussão. Segundo ele, a afirmação de que o tema não estava sendo conduzido com a devida celeridade foi atribuída por “desavisados” e “demagogos” e que houve um levante de “oportunistas” que usaram da morte do sargento Roger Dias para realizar a cobrança.

Apesar do embate, Pacheco também tem defendido a revisão do Código Penal, bem como de “institutos penais que existem, com o livramento condicional, comutação, indulto, saídas temporárias”. “[É preciso que] sejam aferidos e possam ter critérios para serem utilizados para evitar que acontecimentos como este de Minas Gerais se repitam”. O senador destacou a recorrência de crimes envolvendo saídas temporárias, que, segundo ele, “em vez de servirem a propósito de ressocialização, têm sido um instrumento de permitir a liberdade daqueles que não tem condição de estar em liberdade”.

Divergências

O fim das saidinhas encontra divergências entre os parlamentares. O próprio vice-líder do governo Jorge Kajuru (PSB-GO) possui uma proposta alternativa em busca do meio-termo em relação ao benefício. Durante a discussão na Comissão de Segurança, ele chegou a apresentar uma emenda ao projeto, defendendo a manutenção das saídas temporárias como estratégia de ressocialização, mas a sugestão não foi acolhida.

“[O projeto] elimina um mecanismo que contribui para a paulatina reinserção social do apenado e confere o mesmo tratamento ao condenado primário, e de bom comportamento, e ao reincidente, que comete faltas graves”, justificou Kajuru.

O presidente da Comissão de Segurança do Senado, senador Sérgio Petecão (PSD-AC), já sinalizou que atenderá ao pedido do Conselho Nacional dos Secretários de Estado da Justiça, Cidadania, Direitos Humanos e Administração Penitenciária (Consej) e do Conselho de Polícia Criminal e Penitenciária do Ministério da Justiça e Segurança Pública para incluir mais representações no debate.

A ideia é que haja novos debates na comissão. Após análise do colegiado, o projeto ainda precisa passar pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) antes de ir para o plenário do Senado.

*Via Portal R7

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assuntos em alta

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Internacional

Janja não vai poder fazer turismo nos EUA.

Janja entrou nos EUA com um visto especial concedido por meio de um acordo dos Estados Unidos com a ONU que obriga o país-sede da organização a liberar entrada de delegações oficiais.   A regra é que esse visto é exclusivo para atividades oficiais (reuniões, eventos, conferências da ONU).   Ou seja: legalmente, o visto […]

Estado

URGENTE: autor de assassinato de professor em São José é preso

Crime ocorreu no dia 15 de setembro no bairro Ipiranga   O delegado-geral da Polícia Civil de Santa Catarina, Ulisses Gabriel, postou em sua rede social na tarde desse sábado (20) que o autor do assassinato do professor Lucas Antonio de Lacerda foi preso. O crime ocorreu na tarde do dia 15 de setembro, em […]

Acidente

Jovem fica ferido em acidente entre carro e moto na SC-108, em Cocal do Sul

Um acidente de trânsito envolvendo um carro e uma motocicleta deixou um jovem de 20 anos ferido na tarde deste sábado (20), em Cocal do Sul. A ocorrência foi registrada por volta das 15h43, no bairro Vila Nova, às margens da SC-108.   Segundo o Corpo de Bombeiros de Urussanga, o condutor da moto foi […]

Braço do Norte

Homens escondem drogas embaixo da cama e são presos por tráfico perto de escola em Braço do Norte

Polícia Militar flagrou tele-entrega e encontrou cocaína, maconha e dinheiro em casa usada como ponto de venda   Na noite desta sexta-feira (19), a Polícia Militar prendeu dois homens, de 20 e 28 anos, suspeitos de tráfico de drogas e associação para o tráfico no bairro Bela Vista, em Braço do Norte. A ação ocorreu […]

PUBLICIDADE