MENU

Noticias

Outros links uteis

Pesquisar
Close this search box.

PUBLICIDADE

Tragédia climática do Rio Grande do Sul é pauta de palestra no 5º Ibero Unesc

A 5ª edição do Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação (Ibero) traz à tona diferentes aspectos voltados à temática “Vidas em risco e crise climática”. Ao abordar este assunto, inevitavelmente uma das questões que logo vem à mente de todo o povo brasileiro, ainda mais do Sul do país, é a recente tragédia climática vivida no Rio Grande do Sul. Sobre isso, a segunda conferência do evento, realizada na manhã desta quarta-feira (11/09), abordou a temática “ESG & Sustentabilidade – A tragédia climática do Rio Grande do Sul”.

O convidado a palestrar sobre o assunto foi o professor doutor da Universidade Federal do Rio Grande (Furg), Marcelo Dutra da Silva. De forma virtual, o palestrante apresentou dados e reflexões sobre o panorama pós tragédia e o que vem sendo feito, ou não, diante do cenário.

“Estima-se que a reconstrução do Rio Grande do Sul vá demorar de 15 a 20 anos e deve custar R$100 bilhões, tamanho o estrago registrado, para que se faça o que é preciso nessa caminhada de reconstrução”, comentou.

Ao avaliar as necessidades de reconstrução, de mudanças de rotas e planejamentos das cidades e do estado, conforme Marcelo, é necessário pensar de forma global. “Quando se fala em reconstrução, pensando em mudança climática e prevenção, não se pode mais permitir que se faça tudo da mesma forma como sempre foi. A realidade é outra”, pontuou o doutor.

A mediação do encontro, realizado no Auditório Ruy Hülse e transmitido ao vivo no canal da Unesc TV no Youtube, ficou por conta dos professores doutores Birgit Harter-Marques e Tiago Bender Wermuth.

 

“De imediato, o que é preciso?”

As ações necessárias diante dos sinais, das previsões e dos panoramas científicos, conforme o professor, devem ser focadas em prevenir e adaptar. “Precisamos afastar áreas residenciais das margens e renaturizar uma faixa segura de proteção; fortalecer as infraestruturas de contenção, os sistemas antienchentes e alagamentos e manter a manutenção das instalações preventivas e definir protocolos de atenção”, exemplificou.

Além disso, o professor elencou ainda questões como a revisão do Plano Diretor e as estratégias de crescimento urbano e dos instrumentos de planejamento e implementação do Plano de Emergência Climática. “Essa reconstrução tem que ser feita de uma forma lógica, mais inteligente e que sirva aos interesses de uma geração futura, pois o clima mudou, a realidade é outra, e vamos ser atingidos cada vez com mais frequência e intensidade”, completou.

No link https://www.youtube.com/watch?v=W27Yz2Vr69M&t=651s é possível assistir a palestra completa.

 

Campus pulsando

Ainda nesta terça-feira às 17h, o Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação contará com a primeira edição do Lançamento Coletivo de Livros. Na quarta-feira (12/09), no mesmo horário, uma segunda rodada de lançamentos ocorre também no Palco do Quintas Culturais, no campus.

Ao longo da tarde foram iniciados ainda alguns dos mais de 35 Grupos de Trabalho que integram a programação, que conta ainda com Mesa Redonda nesta noite.

A agenda completa com temáticas, participantes, horários e locais pode ser acessada no link: https://www.unesc.net/V-Ibero.

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assuntos em alta

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Forquilhinha

Com vocês: OS BASTIDORES 

Com vocês: OS BASTIDORES Tava tudo indo bem na gravação… até que o prefeito Neguinho resolveu dar uma inovada no roteiro: tomou um belo tombo! Mas fiquem tranquilos, tá tudo certo! O Prefeito estava testando o asfalto do primeiro trecho pronto do nosso Anel Viário Sul. Que está aprovado! Nada como rir de si mesmo […]

Santa Catarina

Com 93% de leitos de UTI ocupados, SC decreta emergência por alta de doenças respiratórias

Todas as regiões do estado estão com alta demanda das Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Medida possibilita que Secretaria de Estado de Saúde (SES) abra leitos com maior agilidade. O governo de Santa Catarina decretou situação de emergência na noite de quinta-feira (12) por conta do aumento de casos de doenças respiratórias, entre elas a Síndrome […]

Criciuma

Moradores da Vila Zuleima, em Criciúma, cobram recolhimento de entulhos prometido pela prefeitura

Moradores da Vila Zuleima, em Criciúma, cobram recolhimento de entulhos prometido pela prefeitura A ação de limpeza urbana anunciada pela Prefeitura de Criciúma, que tem como objetivo evitar o descarte irregular de lixo e entulho em terrenos baldios e rios, enfrenta críticas no bairro Vila Zuleima. Moradores relatam que, apesar de orientações para colocarem os […]

Criciuma

Amanhã é dia de solidariedade em Criciúma.

Amanhã é dia de solidariedade em Criciúma. A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Criciúma realizará o primeiro Pedágio Solidário de 2025, uma ação que visa arrecadar fundos para projetos sociais de inclusão de crianças e adultos com deficiências. O evento acontecerá neste sábado, 14 de junho, das 8h às 13h, em […]

PUBLICIDADE