Sistema de câmeras e reconhecimento facial ajudou na captura.
Um grupo que teria vindo de São Paulo com o objetivo de furtar celulares durante a Oktoberfest 2025 acabou detido na noite desta sexta-feira (10), em Blumenau. A prisão aconteceu poucas horas depois dos crimes, graças ao sistema de segurança digital instalado no Parque Vila Germânica.
De acordo com a Polícia Militar, a operação começou após diversas vítimas procurarem as equipes de segurança e registrarem os furtos. O padrão das ocorrências chamou atenção e acionou o sistema de monitoramento, que conta com mais de 300 câmeras espalhadas pelos pavilhões — muitas com reconhecimento facial.
Com as imagens, os suspeitos foram identificados e acompanhados até deixarem o local. A PM e a equipe de segurança privada rastrearam o trajeto do carro utilizado e fizeram a abordagem na BR-470. Durante a tentativa de fuga, os criminosos teriam jogado objetos para fora do veículo.
Na revista, os policiais encontraram sete celulares furtados. Cinco já foram devolvidos aos donos. Segundo as autoridades, o trio — formado por dois homens e uma mulher, todos estrangeiros — veio de São Paulo exclusivamente para praticar os furtos durante a festa.
Essa foi a segunda prisão registrada com o auxílio da muralha digital da Oktoberfest 2025. No primeiro dia do evento, um homem com mandado de prisão por pensão alimentícia foi identificado e detido ainda na entrada da festa.
A Oktoberfest Blumenau, considerada a maior festa alemã das Américas, reforçou a segurança neste ano, com o uso ampliado de câmeras e integração direta com as forças policiais, o que vem contribuindo para o rápido esclarecimento de ocorrências.
Vis Jornal Razao