Turista desaparece após sair para passear em Florianópolis
Ele vestia bermuda, camisa, chinelos e carregava o celular e um documento de identidade
Um turista argentino está desaparecido em Florianópolis desde a última quinta-feira (15), quando saiu de casa pela manhã para um passeio e não voltou. José María Alday, de 70 anos, estava hospedado com um amigo no bairro Pântano do Sul e sumiu após dizer que retornaria para o almoço. Ele vestia bermuda, camisa, chinelos e carregava o celular e um documento de identidade
Bombeiros realizam buscas por turista, argentino em trilha de Florianópolis
De acordo com o Consulado da Argentina, José María está no Brasil desde o dia 3 de maio de 2025 e se locomovia pela Capital utilizando ônibus, sempre apresentando o RG argentino (DNI), que comprova a idade superior a 60 anos para garantir o embarque gratuito.
No dia em que desapareceu, ele deixou a casa por volta das 10h da manhã, com roupas leves, e não voltou como havia prometido. Desde então, familiares e amigos estão preocupados e acompanham os desdobramentos das buscas.
Nesta segunda-feira (19), imagens de câmeras de segurança, repassadas pela Polícia Militar ao Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), mostram um homem com as mesmas características de José María caminhando em direção à entrada da trilha da Lagoinha do Leste.
O reconhecimento foi reforçado por uma testemunha, que afirmou ter visto o idoso no local.
Com base nas novas informações, o Corpo de Bomberios mobilizou uma força-tarefa para iniciar as buscas.
O Grupo de Busca e Salvamento (GBS) atua com três militares, uma viatura 4×4 e uma motoaquática. O Batalhão de Operações Aéreas (BOA) também foi acionado com o helicóptero Arcanjo 01.
Um binômio (dupla formada por um militar cinotécnico e a cadela farejadora Ilha) também foi incluído na operação