logo preta
Pesquisar
Close this search box.

Unesc celebra 56 anos de histórias de significado

A pluralidade da Unesc está por todos os espaços. Diferentes pontos de vista, diferentes perfis e  múltiplos olhares sobre uma mesma realidade: a capacidade de transformar tudo ao seu redor para melhor e realizar sonhos, há 56 anos.

Nas salas, nos corredores, nos laboratórios e auditórios da Universidade, encontram-se diariamente personagens que têm, no campus, um espaço de realização. São acadêmicos, professores, colaboradores, pacientes ou visitantes. Crianças, jovens e idosos. Recém-chegados ou integrantes deste time há uma vida inteira. Cada qual com desafios e oportunidades.

Ao completar mais um ano de existência, a Universidade celebra a possibilidade de fazer parte de vidas únicas, de integrar vivências inesquecíveis e, acima de tudo, produzir significados a cada um que experimenta a energia de fazer parte deste universo.

Sob o ponto de vista da reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, chegar aos 56 anos de história, com a força da Universidade que existe hoje, é motivo de orgulho e realização para todos que fizeram e fazem parte da trajetória. “Significa que, para os próximos 50 anos, se continuarmos a fazer a diferença na vida da comunidade como fazemos hoje, entregando a excelência no Ensino, na Pesquisa, na Extensão e na Inovação, como já buscamos, estaremos infinitamente realizados. O sucesso para nós é manter uma Instituição ativa, pujante, sustentável, capaz de transformar realidades”, pontua.

Para a mestranda do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva (PPGSCol) e professora do curso de Odontologia, Maria Thereza Búrigo Furlaneto, estar na Unesc significa realização pessoal e profissional.

Formada na primeira turma do curso de Odontologia da Universidade, há nove anos, Maria Tereza tinha o sonho de lecionar, mas achava, até pouco tempo, que essa realização ainda seria algo um pouco distante.

Ela, que cresceu acompanhando o pai que, que trabalha na administração da Universidade, há mais de um ano ingressou no mestrado e logo iniciou a atividade como professora. Aquela figura a qual tanto admirava, passou a ser uma nova faceta dela mesma, com doses de desafios e muita dedicação no processo.

“Estar aqui e fazer parte de tudo isso é um grande presente para mim. A Unesc tem meu coração e tem me ensinado muito. Aqui, temos a possibilidade de aprender o tempo todo, com colegas e com nossos estudantes, com a realidade do outro, com as nossas próprias barreiras sendo ultrapassadas”, garante.

Dividir a missão de integrar o corpo docente da Instituição, para ela, é muito mais que uma forma de trabalho e renda, é uma forma de perpetuar o amor de família pela Instituição que faz parte da sua vida. “Percebo que a Unesc nos impulsiona, nos instiga o tempo todo a sermos melhores, nos mostra novos caminhos e nos inspira também a buscarmos sermos cada vez melhores naquilo que fazemos. Exemplos disso não faltam”, acrescenta a profissional, que também tem um irmão enquanto colega professor do curso.

Reflexões sobre 21 anos de carreira

“A Unesc mudou o rumo da minha vida”, afirma a supervisora do Setor Pessoal da Unesc, Adelaide Aparecida Salm Tinelli, que há 21 anos se dedica à Instituição. Para ela, a Unesc significa reconhecimento e oportunidades no ambiente de trabalho.

Adelaide começou a jornada na Unesc em 23 de março de 2003, como estagiária, ainda quando fazia o curso de Psicologia. Com as experiências e oportunidades que surgiram na sequência, a profissional decidiu transferir o curso para Administração e, de lá para cá, soma mais e mais aprendizados, agora no Setor Pessoal.

Para ela, a Unesc é mais do que um local de trabalho. “A Unesc sempre nos dá suporte para o desenvolvimento. Isso me emociona profundamente. O acolhimento que recebemos aqui é único e especial. Tive muitas oportunidades e as agarrei com determinação. Formei meus filhos, Eder e Dener, ambos graduados pela Unesc – Eder em Comércio Exterior e Denner em Engenharia Química. Hoje, os dois moram na Alemanha”, conta.

Ela ainda menciona que o acolhimento que os colaboradores recebem na Unesc é único. Além disso, a visibilidade e reconhecimento que a Universidade conquistou nos últimos anos enchem de orgulho.

“Aqui temos acesso a uma educação de qualidade e diversas oportunidades de desenvolvimento. As possibilidades estão à nossa disposição, basta ter vontade. Sou profundamente grata e aproveitei todas as oportunidades que a Unesc me ofereceu”, enfatiza ela, que deu ainda um recado para quem atua na Universidade.

“Nunca deixem de perseguir seus sonhos e tenham paciência. Sempre façam sua parte, pois sempre há alguém observando e o resultado sempre vem”, sugere.

Uma jornada de sonhos e realizações

Acadêmica de Psicologia aproveita cada chance de aprender no universo acadêmico

Desde pequena, Julia Vitória Nogueira Dias, acadêmica da quinta fase do curso de Psicologia da Unesc, sonhava em estudar na Universidade. “Sempre foi meu sonho estudar na Unesc. Eu passava pela frente e só conseguia me imaginar andando pelo campus”, lembra Julia, que conquistou o ingresso à Universidade e com um ingrediente especial: a bolsa de estudos.

Quando a oportunidade finalmente surgiu, ela não teve dúvidas. “É uma realização para mim poder fazer parte disso, pelas oportunidades e projetos que a Unesc oferece, sempre pensando no melhor para os estudantes”, observou.

A jovem adora estar no campus, especialmente perto da quadra externa, onde a Universidade criou um novo espaço acolhedor. A acadêmica não apenas estuda, mas também participa ativamente das atividades extracurriculares da Universidade. Para ela, o significado da Instituição é o de uma porta aberta para o mundo.

“Sempre que posso, participo dos projetos, faço parte da Liga Acadêmica de Neurociência e sempre tento estar por dentro das novidades que a Instituição oferece. Vejo a Unesc como uma porta de entrada para um mundo que todos deveriam ter a possibilidade de conhecer e a Unesc oferece isso”, enfatiza.

Conforme Julia, todas as experiências vivenciadas na Universidade têm sido fundamentais para seu desenvolvimento acadêmico e pessoal. “Isso contribui muito para o meu aprendizado e foi contribuindo para eu mudar meu olhar sobre tudo. Participar de projetos e ligas acadêmicas na Universidade tem proporcionado a uma visão mais ampla e crítica sobre diversas questões, além de enriquecer a minha formação profissional”, completa.

 

Universo de possibilidades

Jonas quer ser incentivador da mudança de vida, assim como foi a dele

Contador e empresário, Jonas Martins Borges tem na Unesc a chave para uma mudança total de vida. Vindo de uma comunidade simples, na qual, conforme ele, poucas pessoas vislumbravam um curso superior, foi na Universidade que ele encontrou a chance de transformar a própria realidade.

Instigado por uma amiga que o alertou, na época, sobre a possibilidade de bolsas de estudo, Jonas buscou na biblioteca da escola do bairro alguns materiais para estudar para o vestibular. Aluno dedicado, ele não teve dificuldades na aprovação e, a partir dali, deu os primeiros passos para a concretização do sonho da formação universitária.

“Foram quatro anos e meio intensos, de muita dedicação e aprendizado para a vida. Uma vez entrando na Universidade, como o próprio nome diz, foi como mergulhar em um universo de conhecimento. Além da questão técnica, a Instituição me ajudou muito no dia a dia, a superar os meus medos, a enfrentar os desafios, além de me proporcionar uma melhor perspectiva de vida”, revela o profissional que hoje conta com quatro escritórios de contabilidade conceituados e emprega, junto de um sócio também egresso da Universidade, outros novos profissionais com a marca de excelência da Unesc.

 

Dias para comemorar

Para celebrar o aniversário, nessa quinta-feira (20/06) a Universidade já recebeu programas especiais da Rádio Som Maior e promoveu um encontro entre a comunidade interna. Neste sábado (22/06), uma programação junto da comunidade externa irá coroar os 56 anos de Unesc com direito a carreata, encontro na Praça Nereu Ramos e no Estádio Heriberto Hülse pré-jogo.

A ação inicia com saída da carreata às 9h do campus da Unesc, seguida de evento na área central da cidade, com apresentações artísticas e serviços voltados à comunidade.

 

PROGRAMAÇÃO DE SÁBADO

9h às 12h30 – Praça Nereu Ramos, Criciúma

  • Atividades Culturais
  • Serviços de Saúde e Cidadania
  • Orientação com alunos do curso de Medicina
  • Facilita Cidadão – Orientações sobre FGTS e Regularização do MEI com o curso de Ciências Contábeis
  • Avaliação Física com o projeto de Extensão Saúde Funcional
  • Pintura Facial
  • Brinquedoteca
  • Museu da Infância
  • Museu de Zoologia

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp

Noticias relacionadas

Destaques

plugins premium WordPress