Crime ocorreu no dia 15 de setembro no bairro Ipiranga
O delegado-geral da Polícia Civil de Santa Catarina, Ulisses Gabriel, postou em sua rede social na tarde desse sábado (20) que o autor do assassinato do professor Lucas Antonio de Lacerda foi preso. O crime ocorreu na tarde do dia 15 de setembro, em frente a uma padaria no bairro Ipiranga, em São José.
O professor, de 39 anos, foi alvejado com pelo menos 8 tiros quando estava dentro de seu carro e morreu instantaneamente. A prisão foi feita pela equipe do Departamento de Investigações Criminais (DIC) de São José.
O delegado apenas comunicou o fato e não deu mais detalhes sobre a dinâmica da prisão ou identidade de suspeitos a publicação desta reportagem.
Lucas Antonio de Lacerda, ou Luquinha, como era chamado por amigos e colegas, era natural de Franca, no interior de São Paulo, e residia em Florianópolis. Ele lecionava Literatura e Português para turmas de Ensino Médio e em cursinhos pré-vestibulares.
A especulação principal é de o crime posse ter acontecido por vingança, uma vez que o professor respondia na justiça a um processo pelo envolvimento em um acidente de trânsito ocorrido há cerca de um ano. Sua defesa alegava que não havia provas de seu envolvimento. Uma audiência do caso estava agendada para julho de 2026.
A Polícia Civil não informou ainda sobre uma possível relação entre o assassinato e o processo judicial