ICMBio aplicou a multa após identificar um vídeo publicado nas redes sociais

Uma turista de Florianópolis, que não teve o nome divulgado, recebeu multa de R$ 10 mil. Ela foi penalizada por tocar em uma tartaruga-marinha durante um banho de mar em Fernando de Noronha. O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) aplicou a penalidade após identificar o caso em um vídeo publicado nas redes sociais.
Nas imagens, postadas no dia 26 de setembro, duas pessoas aparecem tocando no animal. O Núcleo de Gestão Integrada do ICMBio emitiu o auto de infração no dia 3 de outubro. A penalidade se baseia no Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental (APA), que proíbe qualquer tipo de interação com a fauna silvestre.
Regras
Segundo a coordenadora da Área Temática de Proteção do ICMBio, Edineia Correia, o contato com animais marinhos pode causar estresse, ferimentos e alterar o comportamento natural das espécies. Ela reforçou que os visitantes devem manter distância, não tocar nem alimentar os animais, para garantir o equilíbrio dos ecossistemas de Fernando de Noronha





