Dono de oficina mantinha dois funcionários em condições insalubres e degradantes
A Polícia Civil de Brusque prendeu, na tarde desta quinta-feira (2), quatro pessoas em uma operação contra o tráfico de drogas e a exploração de trabalhadores. Entre os detidos está o dono de uma oficina mecânica. Ele está sendo acusado de submeter dois funcionários a condições degradantes, configurando o crime de redução a condição análoga a trabalho escravo.
Os policiais da Delegacia de Investigação Criminal (DIC) monitoravam um veículo suspeito, ocupado por dois homens. Ambos haviam se deslocado até Itajaí, possivelmente para buscar drogas. Na volta a Brusque, o carro foi seguido até uma oficina no bairro São Pedro, onde um terceiro suspeito aguardava a dupla. Na abordagem, os agentes encontraram mais de 150 gramas de cocaína e cerca de R$ 2,4 mil em espécie. Em seguida, após o flagrante, efetuaram a prisão dos três envolvidos por tráfico e associação para o tráfico.
Durante a ação, os policiais constataram que dois homens viviam nos fundos da oficina em condições precárias. O local funcionava como alojamento improvisado entre autopeças, sem iluminação adequada, com fios expostos, geladeira em estado insalubre, piso deteriorado e camas improvisadas. Diante da situação, os agentes também prenderam o proprietário da oficina por manter os trabalhadores em ambiente degradante, caracterizando, dessa forma, crime de exploração laboral.
Além das prisões, a operação cumpriu um mandado de busca e apreensão em um apartamento no bairro Dom Joaquim, onde os policiais, ainda assim, apreenderam mais 100 gramas de maconha.
Esta foi a quarta operação da DIC de Brusque em pouco mais de uma semana, todas resultando em apreensões de drogas e na prisão de envolvidos com o tráfico.